Melhor para o Ambiente

Melhor para o Ambiente

Como empresa líder em serviços de alimentação, focamo-nos onde podemos ter o maior impacto positivo no sistema alimentar global e no meio ambiente. 

Redução do Desperdício Alimentar


Stop Food Waste


A perda e/ou o desperdício de alimentos acarretam consequências extraordinárias a nível da sustentabilidade ambiental, da segurança alimentar e do crescimento rural e económico. Atuar a nível da redução da perda e desperdício de alimentos é um passo crucial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 2 “Fome Zero e Agricultura Sustentável” e o ODS 12 “Consumo e Produção Responsáveis”.

De acordo com a Agência Europeia do Ambiente (AEA), todos os anos são desperdiçados cerca de 1/3 dos géneros – 3 milhões de toneladas – alimentícios produzidos. Esta cenário alimentar mundial alerta-nos para os fenómenos de desigual distribuição alimentar mundial associado ao desperdício alimentar.

A nossa estratégia de desperdício de alimentos está focada na prevenção, inspirando outras pessoas a desperdiçar menos.

Consumo Consciente, Respeita o Ambiente


O nosso foco é a redução do desperdício alimentar nos nossos restaurantes, ao optimizar a forma como armazenamos, planeamos, confeccionamos e servimos as refeições. Contudo, o nossa grande aposta é a consciencialização dos nossos Consumidores para o desperdício alimentar.

O nosso maior projecto neste âmbito é o Consumo Consciente, Respeita o Ambiente.

A dinâmica da campanha baseia-se no incentivo do Consumidor para levar no tabuleiro a quantidade de comida estritamente necessária para satisfazer as suas necessidades nutricionais e/ou apetite. Caso, no final da refeição, o tabuleiro (sopa, prato, sobremesa e pão) seja apresentado vazio/sem sobras, o Consumidor recebe uma ficha que equivale a 10g de alimentos não perecíveis que são doados a instituições de solidariedade.

Heróis Zero Desperdício


Inspirados pelo conceito do projeto Consumo Consciente, Respeita o Ambiente, foi desenhada uma nova campanha baseada no combate ao desperdício alimentar no segmento educacional: os Heróis Zero Desperdício.

O grande objetivo desta campanha consiste na sensibilização e consciencialização de Consumidores em idade escolar para a importância da redução do desperdício alimentar gerado pelo não consumo da totalidade da refeição.

Neste contexto, desafiamos alunos do 1.º e 2.º ciclo de escolaridade a consumir, na totalidade, todos os componentes do seu tabuleiro (sopa, prato, sobremesa e pão).  Em cada edição, a entrega do tabuleiro vazio/sem sobras dá-lhes direito a ganhar até 6 autocolantes colecionáveis para adicionarem a uma caderneta informativa que lhes é entregue no início da campanha. Ao concluírem a caderneta, ganham um prémio por serem “Heróis Zero Desperdício”!

CARE Saúde


Queremos que a cultura de combate ao desperdício alimentar seja transversal a todas as vertentes do nosso negócio.

Com a avaliação e monitorização do desperdício alimentar já asseguradas nos segmentos Business & Industry e Educação, chega a vez de nos dedicarmos ao segmento Cuidados de Saúde & Seniores, com a implementação da campanha CARE Saúde.

Com este projeto, pretendemos averiguar a percentagem de Consumidores em hospitais, lares e residências de seniores que não consomem a totalidade dos componentes do seu tabuleiro. Estes dados permitem que os respetivos Serviços de Nutrição possam analisar as causas inerentes ao não consumo da refeição, sinalizar os utentes que, tipicamente, têm uma reduzida ingestão alimentar e, ainda, prevenir a malnutrição entre os indivíduos deste grupo de risco.

Aproveitamento Integral dos Alimentos


O Aproveitamento Integral dos Alimentos apresenta alternativas alimentares que utilizam o alimento integralmente, visando minimizar os impactos ambientais relacionados com o consumo, e promoção de uma alimentação sustentável. É também uma forma de transmitir conhecimento às nossas Partes Interessadas e aumentar o nosso leque de oferta alimentar.

O Aproveitamento Integral dos Alimentos incentiva o consumo do alimento na sua totalidade, inclusivamente as partes normalmente desprezadas, como cascas, sementes e talos.

Esta forma de estar na vida, deverá ser um comportamento de todos nós, independentemente da sua classe social ou económica, uma vez que não se trata somente de uma questão económica, mas também de uma questão de sustentabilidade ambiental.

A questão nutricional não pode ser descurada, já que para grande parte dos alimentos o teor de nutrientes na casca ou nos talos é maior em relação à polpa de alguns alimentos.

Encontre as receitas aqui.

Refeições de Origem Vegetal


Desde a pré-história que a carne faz parte da alimentação do Homem. Foi há sensivelmente dois milhões de anos que o consumo desta se fez vincar na sua alimentação.

Atualmente o consumo médio de carne, lacticínios e peixe tem aumentado significativamente nos últimos 50 anos na União Europeia.

No sentido de acompanhar o forte aumento da presença de carne na dieta do Homem, presencia-se atualmente a uma massificação na produção de géneros alimentícios de origem animal. Esta realidade para além de ter consequências para a saúde humana afeta também o meio ambiente. O relatório lançado pela Comissão EAT Lancet enaltece a importância das nossas escolhas alimentares como contributo na preservação da saúde e do ambiente.

A produção de alimentos de origem vegetal é, do ponto de vista ambiental, mais sustentável do que a produção de alimentos de origem animal, classificando as dietas plant-based como dietas mais conscientes.

Na Eurest desenvolvemos e implementámos 2 iniciativas inovadoras: o Green Vibes e o Choose Beans (parceria com o Projeto TRUE).

Juntos vamos mudar o mundo!

Green Vibes

De acordo com os dados do mais recente Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, mais de metade da população portuguesa não cumpre as recomendações de ingestão de frutas e hortícolas da Organização Mundial da Saúde (>400g/dia). Para além disso, o consumo de carnes processadas e vermelhas entre os portugueses é superior às recomendações de ingestão de 50g e 100g, respetivamente.

A iniciativa Green Vibes vem promover o consumo de hortícolas e a escolha de pratos de origem vegetal (plant based) em detrimento de pratos ricos em proteína animal. O projeto propõe ainda a otimização do conhecimento e dos hábitos dos seus Clientes e Consumidores, alertando-os para os benefícios do consumo de pratos de origem vegetal para a saúde humana e planetária.

Choose Beans
TRUE

A Eurest Portugal integra o novo Projecto Europeu “TRUE” que pretende promover sistemas de agricultura sustentáveis ​​à base de leguminosas.

Este projecto visa identificar e facilitar sistemas sustentáveis de produção alimentar no sector agroalimentar e consequentemente, na cadeia alimentar.

O grupo Eurest irá contribuir através da disseminação a nível Europeu do protejo Choose Beans – que tem por objectivo promover o consumo de leguminosas como géneros alimentícios mais económicos e amigos do ambiente.

Reforçamos assim, a promoção de uma alimentação mais saudável, ao mesmo tempo que enaltece todo o trabalho levado a cabo em prol da sustentabilidade.

Consulte as nossas receitas Choose Beans em Português ou em Inglês e saboreie a sustentabilidade

Plásticos de Utilização Única


Reconhecemos a problemática do plástico de utilização única no nosso sector, pelo que estamos a tomar medidas para reduzir a sua utilização na produção e distribuição de refeições.

Trabalhamos em estreita cooperação com os fornecedores com vista a substituir o plástico por materiais mais “amigos do ambiente”, fomentando também a consciencialização de Clientes e Consumidores para esta temática.

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Top