A nossa estratégia
Mais importante que alinharmos a nossa estratégia com as tendências do sector é fundamental perceber onde e como podemos impactar positivamente as nossas partes interessadas.

A nossa estratégia para a sustentabilidade assenta em 3 pilares
Saúde e bem-estar | Ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas, promover a saúde mental e adoptar estilos de vida mais saudáveis
Ambiente | Reduzir o desperdício alimentar e plásticos de utilização única, assim como promover o consumo de refeições à base de legumes e leguminosas
Melhores para o mundo | Compras sustentáveis e responsáveis, promoção das comunidades locais e colaboração com o intuito de promover um mundo melhor.
Este trabalho apenas é possível com todo o empenho e dedicação das nossas Pessoas, mas acima de tudo priorizando a segurança. É por isso que a Segurança e as Pessoas vêm em primeiro lugar, sustentando a base da nossa estratégia.
Redução do Desperdício Alimentar
Globalmente um terço de todos os alimentos produzidos são desperdiçados todos os anos. Sabemos que temos um papel ativo e coletivo a desempenhar com vista a impulsionar uma mudança permanente na nossa área de negócio. Por isso, estamos empenhados na redução da nossa pegada de resíduos alimentares e estabelecemos como objetivo o compromisso de reduzir o desperdício alimentar para metade até 2030.
A nossa estratégia
A concretização da nossa estratégia de sustentabilidade começa por compreender porque é que os alimentos estão a ser desperdiçados. Para tal, implementamos um Sistema de Monitorização de Desperdício Alimentar (SG-MDA) que visa essencialmente a medição, monitorização do desperdício alimentar. Reconhecendo que esta área define-se como sendo o “coração” do nosso negócio investimos o nosso know how na certificação do SG-MDA.
No âmbito do SG-MDA enquadra-se a prestação de serviços de restauração, incluindo medidas que visam a redução do desperdício alimentar edível e os resíduos de embalagens descartáveis de utilização única, ao longo de todo o processo de produção.
Os nossos resultados
Orgulhamo-nos de partilhar que estamos no bom caminho.
Em 2022,
. integramos no SG-MDA 5 novas Unidades de Restauração, tendo atualmente representatividade dos nossos principais setores de atividade: Empresas, Educação e Saúde.
. reduzimos em 28% o desperdício alimentar edível , nas Unidades de Restauração certificadas pelo SG-MDA.
. no âmbito do projeto CARE Zero Embalagens, globalmente, por refeição servida, reduzimos 53% nas embalagens de plástico de utilização única do pão e 24% das saquetas de papel utilizadas no embalamento de talheres.
Desafios e metas para o futuro
A melhoria contínua está na génese do nosso modo de estar, e por isso, daremos enfoque na adequação do mesmo às necessidades dos nossos restaurantes.
Para 2023 assumimos o compromisso de redução em 10% do desperdício alimentar edível e redução de 20% das embalagens de utilização únicas de take away.
Para atingir este objetivo iremos implementar o projeto WASTE NOT 2.0.
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável
O nosso planeta enfrenta enormes desafios económicos, sociais e ambientais.
As Nações Unidas identificaram 17 principais desafios para o mundo que enfrentamos hoje. Estes objectivos incluem enormes questões como combater as mudanças climáticas e pobreza em todo o mundo.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU propõe metas para 2030 de modo a alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos.
Trabalhamos em conjunto com as nossas partes interessadas para alcançá-los.
A estratégia de sustentabilidade da Eurest garante que nosso o foco está alinhado em contribuir para os 9 Objectivos de Desenvolvimento de Sustentabilidade onde podemos ter o maior impacto, conforme diagrama abaixo.
