Melhor para o Ambiente
Redução do Desperdício Alimentar
A concretização da nossa estratégia de sustentabilidade começa por compreender porque é que os alimentos estão a ser desperdiçados. Para tal, implementamos um Sistema de Monitorização de Desperdício Alimentar (SG-MDA) que visa essencialmente a medição, monitorização do desperdício alimentar.
Reconhecendo que esta área define-se como sendo o “coração” do nosso negócio investimos o nosso know how na certificação do SG-MDA.
No âmbito do SG-MDA enquadra-se a prestação de serviços de restauração, incluindo medidas que visam a redução do desperdício alimentar edível e os resíduos de embalagens descartáveis de utilização única, ao longo de todo o processo de produção
Globalmente um 1/3 de todos os alimentos produzidos são desperdiçados todos os anos.
Sabemos que temos um papel ativo e coletivo a desempenhar com vista a impulsionar uma mudança permanente na nossa área de negócio. Por isso, estamos empenhados na redução da nossa pegada de resíduos alimentares e estabelecemos como objetivo o compromisso de reduzir o desperdício alimentar para metade até 2030.
Conheça o projeto Stop Food Waste
Os nossos resultados
2023 continuou a ser um ano de grande foco e trabalho na área da sustentabilidade, nomeadamente no combate ao desperdício alimentar e na redução da utilização de embalagens descartáveis. Assim, partilhamos:
- 7 unidades envolvidas no SG-MDA, pertencentes aos principais setores de atividade: empresas, educação, saúde;
- Reduzimos em 35% o desperdício alimentar nas unidades SG-MDA, na etapa referente ao desperdício gerado pelo consumidor;
- Reduzimos em 30% o desperdício alimentar nas unidades SG-MDA na etapa referente à produção;
- no âmbito do projeto Care Zero Embalagens, globalmente, por refeição servida, reduzimos em 74% a utilização de embalagens de utilização única para take-away.
Consumo Consciente, Respeita o Ambiente
O nosso foco é a redução do desperdício alimentar nos nossos restaurantes, ao optimizar a forma como armazenamos, planeamos, confeccionamos e servimos as refeições. Contudo, o nossa grande aposta é a consciencialização dos nossos Consumidores para o desperdício alimentar.
A dinâmica da campanha baseia-se no incentivo do Consumidor para levar no tabuleiro a quantidade de comida estritamente necessária para satisfazer as suas necessidades nutricionais e/ou apetite. Caso, no final da refeição, o tabuleiro (sopa, prato, sobremesa e pão) seja apresentado vazio/sem sobras, o Consumidor recebe uma ficha que equivale a 10g de alimentos não perecíveis que são doados a instituições de solidariedade.
O nosso maior projecto neste âmbito é o Consumo Consciente, Respeita o Ambiente.
Ao concluírem a caderneta, ganham um prémio por serem “Heróis Zero Desperdício”!
Heróis Zero Desperdício
Inspirados pelo conceito do projeto Consumo Consciente, Respeita o Ambiente, foi desenhada uma nova campanha baseada no combate ao desperdício alimentar no segmento educacional: os Heróis Zero Desperdício.
O grande objetivo desta campanha consiste na sensibilização e consciencialização de Consumidores em idade escolar para a importância da redução do desperdício alimentar gerado pelo não consumo da totalidade da refeição.
Neste contexto, desafiamos alunos do 1.º e 2.º ciclo de escolaridade a consumir, na totalidade, todos os componentes do seu tabuleiro (sopa, prato, sobremesa e pão). Em cada edição, a entrega do tabuleiro vazio/sem sobras dá-lhes direito a ganhar até 6 autocolantes colecionáveis para adicionarem a uma caderneta informativa que lhes é entregue no início da campanha.
CARE Saúde
Com a avaliação e monitorização do desperdício alimentar já asseguradas nos segmentos Business & Industry e Educação, chega a vez de nos dedicarmos ao segmento Cuidados de Saúde & Seniores, com a implementação da campanha CARE Saúde.
Com este projeto, pretendemos averiguar a percentagem de Consumidores em hospitais, lares e residências de seniores que não consomem a totalidade dos componentes do seu tabuleiro. Estes dados permitem que os respetivos Serviços de Nutrição possam analisar as causas inerentes ao não consumo da refeição, sinalizar os utentes que, tipicamente, têm uma reduzida ingestão alimentar e, ainda, prevenir a malnutrição entre os indivíduos deste grupo de risco.
Queremos que a cultura de combate ao desperdício alimentar seja transversal a todas as vertentes do nosso negócio.
Grandes Sabores sem Desperdício
Aproveitamento Integral dos Alimentos
O Aproveitamento Integral dos Alimentos apresenta alternativas alimentares que utilizam o alimento integralmente, visando minimizar os impactos ambientais relacionados com o consumo, e promoção de uma alimentação sustentável. É também uma forma de transmitir conhecimento às nossas Partes Interessadas e aumentar o nosso leque de oferta alimentar.
O Aproveitamento Integral dos Alimentos incentiva o consumo do alimento na sua totalidade, inclusivamente as partes normalmente desprezadas, como cascas, sementes e talos.
Esta forma de estar na vida, deverá ser um comportamento de todos nós, independentemente da sua classe social ou económica, uma vez que não se trata somente de uma questão económica, mas também de uma questão de sustentabilidade ambiental.
A questão nutricional não pode ser descurada, já que para grande parte dos alimentos o teor de nutrientes na casca ou nos talos é maior em relação à polpa de alguns alimentos.
Refeições de Origem Vegetal
Desde a pré-história que a carne faz parte da alimentação do Homem. Foi há sensivelmente dois milhões de anos que o consumo desta se fez vincar na sua alimentação.
Atualmente o consumo médio de carne, lacticínios e peixe tem aumentado significativamente nos últimos 50 anos na União Europeia.
No sentido de acompanhar o forte aumento da presença de carne na dieta do Homem, presencia-se atualmente a uma massificação na produção de géneros alimentícios de origem animal. Esta realidade para além de ter consequências para a saúde humana afeta também o meio ambiente. O relatório lançado pela Comissão EAT Lancet enaltece a importância das nossas escolhas alimentares como contributo na preservação da saúde e do ambiente.
A produção de alimentos de origem vegetal é, do ponto de vista ambiental, mais sustentável do que a produção de alimentos de origem animal, classificando as dietas plant-based como dietas mais conscientes.
Na Eurest desenvolvemos e implementámos 2 iniciativas inovadoras: o Green Vibes e o Choose Beans (parceria com o Projeto TRUE).
Juntos vamos mudar o mundo!
De acordo com os dados do mais recente Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, mais de metade da população portuguesa não cumpre as recomendações de ingestão de frutas e hortícolas da Organização Mundial da Saúde (>400g/dia). Para além disso, o consumo de carnes processadas e vermelhas entre os portugueses é superior às recomendações de ingestão de 50g e 100g, respetivamente.
A iniciativa Green Vibes vem promover o consumo de hortícolas e a escolha de pratos de origem vegetal (plant based) em detrimento de pratos ricos em proteína animal. O projeto propõe ainda a otimização do conhecimento e dos hábitos dos seus Clientes e Consumidores, alertando-os para os benefícios do consumo de pratos de origem vegetal para a saúde humana e planetária.
A Eurest Portugal integrou o Projeto Europeu TRUE cujo objetivo foi promover sistemas de agricultura sustentáveis à base de leguminosas.
Este projeto visou identificar e facilitar sistemas sustentáveis de produção alimentar no sector agroalimentar e consequentemente, na cadeia alimentar. A Eurest contribuiu através da disseminação a nível Europeu do protejo Choose Beans – com o objetivo de promover o consumo de leguminosas como géneros alimentícios mais económicos e com uma menor pegada ambiental.
Reforçamos assim, a promoção de uma alimentação mais saudável, ao mesmo tempo que enaltece todo o trabalho levado a cabo em prol da sustentabilidade.
Consulte as nossas receitas Choose Beans em Português ou em Inglês e saboreie a sustentabilidade
eBook “Grão a Grão, a Melhor Nutrição”
As nossas receitas
Our recipes
Receitas Saudáveis Sustentáveis
Recipes for Sustainability & Health
Choose Veg
CARE 0 Embalagens
O grupo Compass | Eurest Portugal, foi o pioneiro a nível mundial a definir uma estratégia de sustentabilidade Planet Promise, com metas que visam atingir o compromisso de neutralidade carbónica até 2050.
O projeto CARE Zero embalagens vem contribuir para o alcance deste objetivo através da eliminação da deposição de embalagens desnecessárias no nosso Planete, com impacto na:
Redução de plástico | embalagens do pão
Redução de papel | saqueta de talher e toalhete